Dia do Pedagogo

Por BRUNNA BUSCH
junho, 23

Como muitas outras datas importantes de nosso calendário, o dia 20 de maio ganhou mais relevância a partir da Lei nº 13.083/2015. Com a criação do Dia do Pedagogo, o país indicou, formalmente, a relevância desse profissional quando o assunto é a Educação. Para se ter uma ideia, atualmente, no Brasil, segundo o Censo Escolar 2021 e o Censo da Educação Superior 2020, 2,2 milhões de pessoas exercem a docência, e grande parte são pedagogos. Apesar de o número parecer grandioso em um primeiro momento, devemos nos lembrar das dimensões continentais do nosso país e nos atentarmos para um cenário menos promissor no futuro. A gente explica: de acordo com a projeção realizada pelo Instituto Semesp, em 2040, o país pode passar por um “apagão” de professores na educação básica já que poderemos ter a falta de cerca de 235 mil docentes.


E por que isso pode, realmente, acontecer?


Segundo o mesmo levantamento, a falta de profissionais da educação pode acontecer por conta do desinteresse dos jovens pela área de atuação e pelo envelhecimento dos atuais professores que, com o tempo, poderão se aposentar. Um outro motivo está relacionado aos baixos salários e às condições precárias de trabalho encontradas em todos os cantos do Brasil. Dê uma olhada:


● Conforme a pesquisa mais recente, realizada em 2019 e divulgada pelo Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo, na rede de ensino estadual, em 2019, 54% dos professores já tinham sofrido algum tipo de violência.


● A média do salário inicial dos professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental é a menor entre 40 países, revelou o relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).


Infelizmente, esses são apenas alguns dos dados que comprovam que a profissão está sendo cada vez mais desvalorizada e, por conta disso, apenas os jovens que realmente estão dispostos a enfrentar esses e tantos outros desafios permanecem com o sonho de lecionar.
Hoje, no Dia do Pedagogo, fazemos questão de ressaltar e valorizar todos os profissionais que atuam na educação brasileira com as nossas crianças e os nossos jovens, colaborando para que o futuro do país seja o mais promissor possível. Desta forma, convidamos as escolas, os pais e responsáveis e os alunos para homenagearmos, juntos, essas pessoas que são tão importantes.
Confira algumas ideias de ações que podem ser colocadas em prática:


● Os cartões desejando felicitações são sempre bem-vindos e os professores adoram! Afinal, em cada papel está o mais puro sentimento de uma criança e de um jovem que poderá ser guardado como forma de recordação. Então, que tal promover uma confecção de cartões com as turmas?


● Filmes são uma ótima ferramenta para causar reflexões. Com isso, listamos alguns títulos que as escolas podem dar o play nesta data com o objetivo de reafirmar o papel dos professores na vida dos alunos:


Escola do Rock – [Classificação indicativa: livre]
Matilda – [Classificação indicativa: 10 anos]
Coach Carter: Treino para a Vida – [Classificação indicativa: 14 anos]


● Homenagens, músicas e teatros emocionam e marcam os corações de quem as assiste. Além de ser uma ótima maneira de homenagear os profissionais, as crianças adoram se apresentar e a atividade gera um alto engajamento.


● Por último, mas não menos importante, a gestão escolar pode promover reconhecimentos, presentear os educadores e até mesmo proporcionar um momento de celebração entre os colaboradores.


Para finalizar esse texto com chave de ouro, nada melhor do que uma frase de Paulo Freire, educador e filósofo considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, para nos lembrarmos da relevância da educação e dos pedagogos nesse processo:
“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” Paulo Freire

Sua escola tem um processo educativo digital? Conheça Edusfera, fale com um dos nossos consultores clicando aqui.

Leia também: