5 dicas para promover interação com estudantes durante aulas híbridas ou 100% on-line

Por BRUNNA BUSCH
julho, 23

Conquistar o engajamento dos alunos é, sem dúvidas, um grande desafio para os professores e nas aulas remotas esta missão se mostra ainda complexa – talvez, “difícil” seja até um termo mais adequado. Afinal, os estudantes estão sujeitos a distrações o tempo todo e nem sempre os docentes têm a capacidade de solucionar essa questão. Sabendo disso, é primordial que as aulas sejam pensadas para que as crianças e os adolescentes participem ativamente, promovendo interação e ensino de qualidade. Mas, claro, sabemos que esta não é uma tarefa fácil. Por isso, reunimos 5 dicas essenciais que você pode utilizar durante as suas aulas on-line para garantir a participação dos alunos: 

1 – Coloque-se no lugar do aluno 

Mudar de papel faz com que você enxergue exatamente o que o estudante pensa durante a aula. Em casa, ele conta com inúmeras distrações: o celular, a televisão, outras abas no navegador, a família… Sendo assim, transformar a aula em um momento interessante faz com que você deixe de disputar a atenção com esses outros recursos. Desta forma, opte por não utilizar somente aulas do tipo expositiva, quando os professores falam e os alunos acompanham. É necessário trazer propostas para que os interlocutores consigam interagir com o conteúdo e sejam protagonistas daquela dinâmica em que estão inseridos. Uma boa ideia é ler um pouco mais sobre as metodologias ativas, você pode conferir mais sobre esse assunto​​ clicando aqui!

2 – Empodere os estudantes 

Estar fora da sala de aula, longe dos colegas e estudando por meio de uma nova abordagem pode ser desafiador para muitos alunos. Com isso, as crianças e os adolescentes podem passar por momentos de frustração e desânimo. Para conter esses sentimentos, os professores podem auxiliá-los e empoderá-los com palavras positivas e elogios. Um bom exemplo é nunca menosprezar qualquer fala ou dúvida e, mesmo que o estudante erre alguma resposta, o docente pode indicar caminhos para contornar os erros e reforçar os acertos e as atitudes positivas.  

3 – Faça bom uso da tecnologia 

Vídeos, músicas, games e textos são ótimas alternativas para ajudar os professores a enriquecer as aulas on-line. Além disso, com a tecnologia, é possível ir além dos livros e apresentar materiais diversos sobre um mesmo assunto. Desta forma, os estudantes irão demonstrar muito mais interesse pela matéria e, claro, estarão em contato com recursos digitais que, atualmente, já fazem parte do dia a dia e brilham os olhos de nossas crianças e adolescentes.    

4 – Debates, discussões e rodas de conversa 

Fazer os alunos interagirem na sala de aula presencial já é um grande desafio, mas e na sala de aula remota? Para vencer esse obstáculo, os professores podem utilizar ferramentas como debates, discussões e rodas de conversa. Com esses artifícios, os alunos irão participar ativamente da aula além de colocarem em prática o conteúdo aprendido e estimular habilidades como pensamento crítico e comunicação. 

5 – Que tal transformar a avaliação? 

A avaliação tradicional, aquela que conta com perguntas dissertativas ou objetivas, é uma conhecida de longa data. Apesar de ainda ser considerada extremamente efetiva por muitos, ela não é o único método avaliativo, especialmente em tempos de imersão digital. O ensino remoto ou híbrido não é nada tradicional, é uma estratégia moderna. Então, pensando nisso, por que transformar a avaliação também? Os alunos aprendem de diferentes maneiras e podem ser avaliados de formas diversas. Então, que tal deixar a avaliação somativa de lado e avaliar os estudantes por meio de trabalhos em grupo com dinâmicas que vão além dos seminários? As atividades lúdicas ganham contornos que permitam entender o momento de desenvolvimento dos estudantes, desta maneira a autoavaliação deve fazer parte da rotina, trazendo benefícios como autoconhecimento, conexão consigo mesmo e protagonismo no aprendizado.  

Curtiu as dicas? Agora, é só colocá-las em prática e ver o ensino híbrido/online decolar!

Leia também: